O aquecimento do setor imobiliário em 2021

O aquecimento do setor imobiliário em 2021

De acordo com a Abecip – Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança –, houve um acréscimo de 9% de financiamentos para aquisição e construção de imóveis com recursos da poupança, quando comparado com o recorde de 2014.

Mais de 400 mil unidades foram financiadas em 2020, representando alta de 43,2% em relação a 2019. Este panorama, entretanto, foi o resultado de alguns fatores, como cortes na taxa Selic e redução na taxa de juros para financiamento.

Para os analistas do mercado, a taxa Selic deve subir neste ano, porém ela não deve ter impacto nos juros cobrados no financiamento imobiliário, o que possibilitará a entrada de muitos investidores neste mercado.

O mercado se recuperou

Conforme os dados da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção –, o setor imobiliário mostrou que, apesar da diminuição nos lançamentos no 3º trimestre de 2020, o mercado superou a queda do 1º e 2º trimestres.

Além disso, os dados da CBIC mostraram que 86% não tiveram a intenção de adquirir o imóvel desejado afetado. Isso mostra que, apesar do momento pela qual a sociedade está passando, prevalece o interesse pelo imóvel dos sonhos.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em outubro de 2020, houve um aumento de 85,5% no lançamento de imóveis no país em comparação com o mesmo mês de 2019. Já as vendas tiveram um aumento em torno de 70%.

O mercado está favorável para adquirir um imóvel?

Seja qual for o empreendimento imobiliário, novo ou na planta, a intenção de investimento para os próximos 2 anos está crescendo e já representa 46%, segundo a CBIC.

Na região sul do país foram mais de 26 mil unidades residenciais vendidas nos nove primeiros meses de 2020, em comparação ao 23 mil no mesmo período de 2019.

As oportunidades são favorecidas não só pela retomada da economia, mas também pelas facilidades para financiamento, como os juros baixos e redução no custo da construção.

A pandemia trouxe uma nova visão em relação à moradia. Ela fez com que as pessoas se deparassem com o home-office ou o ensino remoto, o que gerou também uma necessidade por casas maiores, espaços reservados, conforto e tranquilidade.

Enquanto alguns que moravam em condomínios procuram por casas, outros estão migrando para opções menores e com melhor localização.

Para morar ou investir

As famílias estão buscando um ambiente adaptado e confortável para atender a todos os seus membros e garantir uma qualidade maior de vida E este é o momento certo para comprar ou investir.

O importante é encontrar o imóvel de acordo com o seu desejo e sua necessidade. Apartamentos de luxo, casas na praia de frente para o mar, tudo com exclusividade e sofisticação.

Se você está buscando uma oportunidade de investimento e um empreendimento de alto padrão para morar ou investir, encontre agora seu imóvel em uma das melhores cidades do sul país.

 

Fonte: 
https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/mercado-imobiliario-2021-sera-um-bom-ano-para-comprar-um-imovel
http://www.cbicdados.com.br/media/anexos/INDICADORES_MERC_IMOB_3T2020_vs23nov20.pdf
https://epoca.globo.com/economia/depois-da-incerteza-retomada-de-confianca-do-mercado-imobiliario-24694753
https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/mercado-imobiliario-do-interior/noticia/2021/01/26/setor-imobiliario-resiste-a-crise-e-previsao-para-2021-e-positiva.ghtml