Liga do Bem Embraed promove mutirão de limpeza do Rio Camboriú e retira mais de 40 sacos de lixo

Liga do Bem Embraed promove mutirão de limpeza do Rio Camboriú e retira mais de 40 sacos de lixo

No último sábado, 25 de setembro, o Comitê Balneário Camboriú e a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM), em parceria com o Instituto Rogério Rosa, convocaram voluntários para o Mutirão de Limpeza no Parque Ecológico Cesino Bernardino, mais conhecido como Parque Linear, no bairro Santa Regina, em Camboriú.

 

A ação contou também com o apoio da EMBRAED Empreendimentos, fundadora do Instituto Rogério Rosa, através do programa de voluntariado envolvendo os colaboradores da empresa, a Liga do Bem EMBRAED, além do apoio da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros. Por meio da Liga do Bem/EMBRAED houve a distribuição de camisetas, sacos de lixo, luvas e máscaras, além de água mineral e barra de cereal aos participantes. 

O evento, que faz alusão à Semana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Prática, além dos apoiadores, contou com mais de 100 pessoas que participaram da limpeza da margem e água do Rio Camboriú por toda a extensão do parque.

 

Essa equipe do bem retirou uma média de 40 sacos de lixo e entre os materiais estavam: colchão, garrafas de vidro e pets, latas de cerveja e refrigerantes, embalagens, papel, plástico, baldes de plásticos, pneus, sacolas, mangueiras, entre outros. Isso evidencia a importância de todos fazerem a sua parte, para conservar não só a sua localidade, mas todo o nosso planeta.

 

"Esta é a primeira de muitas ações futuras que pretendemos realizar. Estamos muito felizes em participar desta mobilização integrada de conscientização, pois compreendemos que juntos podemos fazer a diferença. Agradecemos a todos os participantes, voluntários, que também demonstram que tem grande preocupação com o meio ambiente", salientou Esther F. Gonzalez, coordenadora do Instituto Rogério Rosa e do Comitê ODS BC e coordenadora da Liga do Bem da EMBRAED.

 

O Rio Camboriú é um dos mais importantes da região, que corta as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú , alcançando 231 mil habitantes. E já existem estudos que apontam uma crise hídrica na região em 2025, por isso a necessidade de ações como essas, que além da limpeza, tem como um dos objetivos principais a conscientização ambiental da população sobre a importância do descarte correto do lixo. 

 

Caso não tenha tido a oportunidade de participar das últimas ações, fique atento às próximas pelo site: https://sc.movimentoods.org.br/ods-na-pratica/

 

O futuro do nosso meio ambiente depende de cada um de nós. Faça a sua parte!