Inovação pra servir de inspiração: Curitiba é eleita a “Cidade mais inteligente do mundo” pelo World Smart City Awards

Inovação pra servir de inspiração: Curitiba é eleita a “Cidade mais inteligente do mundo” pelo World Smart City Awards

No último dia 8, Curitiba celebrou uma conquista monumental ao ser coroada como a "Cidade Mais Inteligente do Mundo" durante a cerimônia do World Smart City Awards, promovido pela Fira Barcelona. O reconhecimento global destaca a capital paranaense como um farol de inovação, eficiência e sustentabilidade, superando concorrentes de renome internacional.

Esta não é a primeira vez que Curitiba brilha nesse palco; é a quinta vez que a cidade figura entre as seis finalistas, consolidando sua posição como líder em políticas públicas inteligentes. Nesta edição, compartilhou o pódio com Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).

O prefeito Rafael Greca, radiante com a conquista, destacou o comprometimento e pioneirismo da cidade com a inovação e a sustentabilidade. "Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo em 2023, nos 330 anos de sua existência", proclamou Greca durante 

a cerimônia em Barcelona, Espanha.

A vitória na categoria "Cidades" é fruto das políticas públicas e programas de planejamento urbano inteligentes implementados pela capital paranaense, visando o crescimento socioeconômico aliado à sustentabilidade ambiental. A prefeitura ressaltou que a premiação reconheceu iniciativas como o Wi-fi Curitiba, a Muralha Digital, o aplicativo Saúde Já e o Nota Curitibana, todos desenvolvidos em parceria com o ICI - Instituto das Cidades Inteligentes.

A cidade se destacou ainda pelos avanços na eletromobilidade, com a introdução de ônibus elétricos na frota, e pelas ações voltadas ao acesso à alimentação saudável, como os Armazéns da Família, Restaurantes Populares e hortas urbanas. Além disso, investimentos na redução de emissões de carbono, incluindo a instalação da Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira sobre um aterro desativado na América Latina, foram cruciais para a conquista.

A conectividade também foi um fator determinante, com a cidade promovendo a inclusão digital através de pontos de conectividade e aplicativos que facilitam o acesso a serviços e informações municipais. Vale destacar que Curitiba foi a primeira capital brasileira a adotar o 5G, marcando mais um passo rumo ao futuro digital.

Além do reconhecimento merecido para Curitiba, o estado do Paraná também recebeu destaque, sendo eleito o estado mais inovador e sustentável do Brasil no ranking Bright Cities. Esta dupla conquista reforça não apenas o potencial da cidade, mas também serve como inspiração para outras regiões, promovendo a criação de cidades mais inteligentes, inovadoras e sustentáveis em todo o mundo. Sem dúvida, uma cidade que ilumina o caminho para o futuro das smart cities e traz esperança para um Brasil repleto de inovação.