Em 2 anos, a Embraed compensou 8000 toneladas de CO2

Em 2 anos, a Embraed compensou 8000 toneladas de CO2

Em julho deste ano, a Embraed reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela segunda vez consecutiva. Este movimento, que inclui não apenas as emissões de suas operações, mas as da cadeia de abastecimento, evidencia a busca incessante da empresa por práticas mais responsáveis.

Alinhada aos esforços globais contra as mudanças climáticas, a Embraed escolheu compensar suas emissões em parceria com a WayCarbon, uma consultoria especializada em soluções de tecnologia para a economia de baixo carbono. Essa compensação equivale ao consumo de 1.000 m³ de óleo diesel puro ou às emissões de um automóvel em 435 voltas ao redor da terra.

A compensação foi realizada por meio da aquisição de créditos de carbono do Projeto da Usina Eólica Porto do Delta, situada na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A CEO da Embraed, Tatiana Rosa Cequinel, destaca a importância desse projeto, não apenas pela geração de energia limpa ao Sistema Interligado Nacional (SIN), mas também por impulsionar o desenvolvimento sustentável local.

A WayCarbon destaca que o Projeto da Usina Eólica do Porto do Delta contribui para o desenvolvimento sustentável da região, promovendo estímulo econômico, oportunidades de trabalho para a comunidade local, fomento à educação e investimento na infraestrutura. Essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados ao Consumo de Energia Limpa e Sustentável, Construção de Cidades e Comunidades Sustentáveis, e Ações Contra a Mudança Global do Clima.

A compensação realizada pela Embraed foi baseada em um inventário detalhado das atividades, classificadas em três escopos. Notavelmente, a construtora voluntariamente compensou as emissões do escopo 3, que representa 96,18% do total de suas emissões. Essa iniciativa incomum reforça o compromisso da Embraed em promover a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.

A CEO Tatiana Cequinel ressalta que, além da compensação, a Embraed está empenhada em reduzir ativamente suas emissões. Investindo em iniciativas sustentáveis nos canteiros de obras e áreas administrativas, a construtora também destaca a importância de fomentar projetos de energia eólica como uma alternativa valiosa para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Apesar do potencial significativo, as usinas eólicas representam apenas 12,64% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, conforme a ANEEL.

Num contexto mais amplo, essa compensação notável de 800 toneladas em dois anos posiciona a Embraed Empreendimentos como uma referência na promoção de uma construção civil mais responsável e na construção de comunidades verdes e resilientes, direção a um futuro onde o luxo e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, proporcionando moradias excepcionais e um legado de sustentabilidade para as gerações futuras.