Embraed é a 1ª construtora de Balneário Camboriú a receber certificação ISO 14001

Embraed é a 1ª construtora de Balneário Camboriú a receber certificação ISO 14001

Embraed conquista certificação ISO 14001 de gestão ambiental. Referência em imóveis de luxo, a construtora é a primeira do setor a obter a certificação em Balneário Camboriú. 

 

A norma internacional atesta práticas sustentáveis e empresariais em companhias que atendam suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente. A obtenção do selo pela Embraed, referência na construção e na incorporação de imóveis de luxo, envolveu uma ampla implantação ao longo dos últimos oito meses.

 

A certificação atesta que a Embraed conta com uma eficaz estrutura de gestão ambiental, que envolve desde a proteção do meio ambiente, assim como a mitigação de potenciais impactos ambientais adversos e sua prevenção. Além disso, o selo reconhece que a Embraed atende a uma série de normativas e requisitos legais. Nesse contexto, a certificação comprova que a gestão da Embraed também zela por todas as etapas de sua cadeia produtiva, ou seja, abrangendo até mesmo os provedores externos.

 

Segundo Tatiana Rosa Cequinel, CEO da Embraed, a certificação é um importante reconhecimento de que a Embraed atende o compromisso de elaborar e executar com eficiência seu plano de gestão ambiental com práticas ambientais responsáveis. “A conquista da ISO 14001 gera ganhos econômicos, em razão da redução de consumo de recursos, por exemplo, mas, principalmente, garante segurança em relação aos aspectos sustentáveis praticados pela empresa nas regiões onde atuamos”, diz a executiva.

 

Ainda na avaliação da CEO, com a certificação, a Embraed ganha um impulso adicional para encaminhar seu plano de aceleração do ritmo de lançamentos dos seus empreendimentos imobiliários nos próximos cinco anos, considerando que aliar o desempenho dos negócios a uma política de gestão ambiental eficiente será cada vez mais determinante para a imagem da empresa e, portanto, para a confiança dos stakeholders.

 

A conquista da ISO 14001 também simboliza os avanços de um amplo projeto de adaptação das atividades Embraed aos mais exigentes requisitos ambientais. A gestão de Tatiana, que assumiu o comando da empresa em 2013, tem entre suas marcas a modernização dos processos de todo ciclo construtivo e a implantação de boas práticas de governança corporativa. A Embraed estruturou um conselho de administração para o desenho das estratégias de longo prazo, contratou auditoria externa (Big Four) e implantou um sistema integrado de gestão empresarial.

 

A Embraed já investia em soluções sustentáveis para mitigar os impactos da construção dos empreendimentos antes mesmo de se candidatar à nova certificação. Desde 2020, por exemplo, adota o sistema construtivo de formas trepantes (gang forms), que gera menos resíduos que as convencionais. Nesse modelo, pouco comum no Brasil, são utilizadas as mesmas formas de concretagem em todos os pavimentos e também em outros empreendimentos. Nas áreas administrativas, o trabalho também envolveu a conscientização dos colaboradores para a redução de consumo de água e energia, além de coleta seletiva de resíduos.

 

Em conjunto, as ações empreendidas nos últimos anos contribuíram para o encurtamento do período de implantação para a obtenção da certificação ISO 14001, observa Emerson Pompeo, diretor de Engenharia da Embraed. “Esse selo deixa a empresa ainda mais atenta para os impactos ambientais e sociais de seu processo de construção e da operação como um todo”, destaca o executivo. “A partir do novo selo, o desafio da Embraed será o de coordenar de uma forma ainda mais fluida todas as suas ações ambientais, sociais e de governança”, ressalta.

 

No radar, está o reforço do controle das licenças ambientais de operação de fornecedores, sobretudo daqueles que lidam com materiais perigosos e produtos químicos. “Hoje, a Embraed tem quase 8,5 mil fornecedores cadastrados, de fabricantes de materiais de limpeza a grandes distribuidores de aço, madeira e concreto”, estima Pompeo. Segundo o diretor, a empresa também coloca em prática o gerenciamento de resíduos sólidos, plano adotado conforme uma lista de prioridades: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

 

Na visão de Leonardo Weber, gerente de Qualidade e Assistência Técnica da Embraed, o processo para conquista da ISO 14001 exigiu da construtora a criação de procedimentos, práticas e monitoramento de legislações, além da qualificação de fornecedores. “Um destaque para o sucesso desta conquista foi o engajamento de todos os colaboradores e, principalmente, da alta direção”, finaliza.