Impressoras 3D são tendências na construção civil mundial

Impressoras 3D são tendências na construção civil mundial

Você consegue imaginar um imóvel sendo construído, em poucas horas, por uma impressora 3D? Essa já é a realidade de diversos moradores ao redor do mundo e também o setor que muitas empresas da área de construção civil e tecnologia apostam cada vez mais. Em 2018 uma família em Nantes, na França, se tornou a primeira do mundo a se mudar para uma casa construída com a impressão tridimensional.

Embora a impressão 3D já aconteça há algum tempo, a tecnologia utilizada está cada vez melhor e os maquinários têm construído ambientes cada vez maiores, mais sofisticados e de maneira mais eficiente e sustentável. A primeira cidade construída inteiramente pelas impressoras fica nos arredores de Tabasco, México. O projeto feito pela New Story em parceria com arquitetos da Fuseproject, construiu moradias em comunidades agrícolas da América Latina.

Veja o vídeo da construção. 

Utilizando a maior impressora 3D da Europa, a empresa belga de construção sustentável, Kamp C, construiu uma casa de dois andares e 91m² em apenas 48 horas. Com quase 10m² de extensão, a máquina utiliza um concreto especial que é depositado camada por camada de acordo com o desenho da planta. A tecnologia usada pela empresa, no maquinário, possibilitou cerca de 60% de economia em material, tempo e orçamento.

A empresa belga afirma que “imprimir” casas é mais rápido e mais rentável que o modelo tradicional de construção e que o material utilizado tem resistência à compressão três vezes maior que a do tijolo convencional.

Vale lembrar que a impressão 3D tem ganhado destaque além da construção civil. Alimentos, partes do corpo humano e também de animais, e qualquer tipo de objeto também pode ser impresso. Os tipos de impressões evoluem juntamente com a tecnologia criando novas possibilidades e melhorando ainda mais a vida das pessoas.

Quer ler mais sobre o assunto? Acesse o site.