Embraed é reconhecida pelo Prêmio Mulheres na Liderança 2021, na categoria Indústria da Construção

Embraed é reconhecida pelo Prêmio Mulheres na Liderança 2021, na categoria Indústria da Construção

A construtora foi destaque em estudo realizado pela Ipsos e WILL que mostra empresas inclusivas em razão das suas políticas, processos e práticas na equidade de gênero e na promoção da liderança feminina, recebendo o Prêmio Mulheres na Liderança 2021.

 

A pesquisa, promovida  pela Ipsos e a ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL), em parceria com os jornais Valor Econômico e O Globo e as revistas Época Negócios e Marie Claire, tem como objetivo estimular a ascensão das mulheres aos altos cargos das organizações.

 

A Embraed já é uma incorporadora em evidência por assinar dezenas de edifícios de luxo com vista para a praia em Balneário Camboriú, mas tem chamado ainda mais a atenção pela sua alta proporção de mulheres em cargos de liderança. De acordo com a CEO da empresa, Tatiana Cequinel, dos 22 altos executivos, 14 são mulheres, quase dois terços do total. E comenta orgulhosa: “Todas elas muito competentes e responsáveis por boa parte do nosso sucesso empresarial”. 

 

A grande presença feminina em postos mais graduados da Embraed foi um dos pontos chave para a empresa figurar como principal destaque entre as empresas de construção civil que participaram da pesquisa “Mulheres na Liderança”. No quadro geral de funcionários da empresa a presença feminina também está acima da média no segmento de construção civil, que de acordo com o Ministério do Trabalho é de apenas 10%. Conforme a CEO, que comanda a empresa desde 2013, cerca de 14% dos 889 colaboradores são mulheres, e o intuito da empresa é ampliar ainda mais esse número, mesmo com a dificuldade das atividades de construção serem mais pesadas e adequadas para os homens. 

 

Comparado a outros segmentos, esse número ainda é pequeno, mas pelo histórico da empresa é um grande avanço, pois em 2011 apenas 5% dos funcionários da Embraed eram mulheres e hoje a realidade é outra, empregando quase 3 vezes mais. 

 

Para empregar mais mulheres, Tatiana abriu vagas nas áreas de decoração de interiores, marketing, vendas, jurídico e administrativo. A CEO acredita que são funções que as mulheres desempenham até melhor do que os homens, sendo mais atenciosas no atendimento e caprichosas na decoração. 

 

Depois que Tatiana assumiu a presidência da empresa, de acordo com Andrea Moser, chefe do departamento jurídico da Embraed há 20 anos, a CEO sofria uma resistência velada por parte de alguns funcionários. Mas, aos poucos, impôs seu estilo de trabalho, com ajuda de mentores profissionais, seu marido e irmão que ocupavam diretorias. 

 

E mesmo antes de assumir a presidência, Tatiana deixa claro que seu pai já vinha abrindo espaço para as mulheres na companhia. Mas, como na época não havia a mesma conscientização que se tem hoje, as mudanças eram mais lentas. A Isonomia salarial entre homens e mulheres se concretizou na Embraed há apenas 3 anos, mas de acordo com a CEO agora é uma lei da empresa. 

 

Que muitas empresas sigam esse exemplo da Embraed, só assim teremos um mercado de trabalho cada vez mais inclusivo e igualitário.