Consumo consciente

Consumo consciente

A Embraed, mais uma vez, adota critérios sociais e ambientais para desenvolver a sua estrutura operacional, substituindo as garrafas de água plástica por garrafas de vidro reutilizáveis. 

Com essa simples ação, vamos deixar de utilizar cerca de 17 mil garrafas plásticas em 24 meses, sendo em média 700 garrafas plásticas por mês.
 

Por que substituir garrafas plásticas por garrafas de vidro reutilizáveis? 

As garrafas de plástico são grandes vilões da natureza, desde o processo de fabricação, que envolve derivado de petróleo. 

Depois de usadas, boa parte delas não é reaproveitada, contribuindo para o aumento da poluição e prejudicando o meio ambiente.

O aumento do uso de embalagens com esse material ao longo dos anos também contribuiu muito para esse cenário preocupante. Alguns plásticos até podem ser reciclados, porém o impacto ambiental que o plástico provoca é alarmante. 

Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias, além da poluição visual, que é outro malefício causado pelos resíduos plásticos. 

E ainda tem o impacto dos plásticos no ecossistema marinho.

O volume de plástico descartado nos oceanos faz dele uma ameaça real à vida animal e humana, com inúmeros casos de asfixia, ingestão e até mesmo alguns casos de deformação já registrados em animais marinhos.

Além disso, alguns plásticos, como o PET, têm polímeros que escapam de sua estrutura e que podem modificar o sabor do alimento, prejudicando também a saúde humana.

Os recipientes de plástico com o selo "livre de BPA" não são garantia de segurança para a saúde. 

O bisfenol-A, ou BPA é um composto que vem sendo criticado por sua toxicidade. O BPA é um disruptor endócrino, ou seja, pode alterar funções hormonais normais e acarretar uma série de problemas de saúde perigosos. Alguns estudos associaram o composto ao câncer de mama.

Além do BPA, existem outros tipos de bisfenol tão ou mais nocivos, porém ainda pouco conhecidos e que não possuem regulação, como é o caso do BPS e do BPF.

Há diversos tipos de bisfenol, que são compostos utilizados na produção de plásticos e resinas, sendo encontrados principalmente no plástico fabricado com policarbonato.

A garrafa de plástico não é feita para ser reutilizada - tanto é que até mesmo seus fabricantes recomendam seu descarte após o uso, por causa da contaminação bacteriana.

Por isso, usar uma garrafa de vidro reutilizável é tão importante.

Consumo consciente

O Consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. 

É importante essa mudança de postura e conscientização de que nossas atitudes afetam as gerações futuras e lembrar que pequenos atos diários precisam e devem ser mantidos por todos.

Esta é mais uma iniciativa da Embraed para promover o consumo consciente e tornar a responsabilidade ambiental um valor intrínseco à empresa. Atuando de forma mais equilibrada com o social e o ambiental, apoiando os ecossistemas ao nosso redor. 

 

 

Fontes: 
https://www.ecycle.com.br/
https://www.nationalgeographicbrasil.com/