Art Déco: simetria, tecnologia e modernidade

Art Déco: simetria, tecnologia e modernidade

A Art Déco é um movimento artístico que teve início em meados dos anos 20 na França e se espalhou pelas Américas até a década de 50.  O estilo influenciou as artes, a moda, o cinema, a arquitetura e o design de interiores. O termo Art Déco nasceu da expressão arts décoratifs. 

Além do Art Nouveau, cubismo e Bauhaus, outros movimentos serviram de inspiração e influência, como futurismo e construtivismo e as artes antigas das civilizações egípcia, asteca e hindu. 

Origem da Art Déco

O estilo começou a ganhar força a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas que ocorreu em Paris em 1925. O movimento tinha caráter decorativo, que na época era considerado de alto luxo, destinado à burguesia do pós-guerra. Suas principais características eram o uso de materiais caros como marfim, jade e laca. 

No entanto, em  1934, passou a valorizar a produção industrial, com materiais e formas aptas de serem produzidas em massa, como alumínio, cromado e baquelite e da opção por linhas geométricas. Isso fez com que o movimento se popularizasse e ficasse mais acessível.

Principais características

Progresso tecnológico e modernidade são algumas das características do Art Déco, no entanto, a arte é reconhecida por alguns detalhes como:

  • Simplicidade
  • Preocupação com a simetria, um estilo mais moderno;
  • Linhas retas ou circulares, porém estilizadas;
  • Linhas geométricas, abstratas e elegantes
  • Repetição de elementos
  • Influência do cubismo, do futurismo e do construtivismo;
  • Ornamentos geométricos ou estilizados inspirados por criações naturais, como animais, raios de sol, mulheres e flores
  • Combinação entre materiais tecnológicos (plástico, concreto, metal, vidro) e materiais naturais (prata, marfim, platina, madeira, jade).

Art Déco na arquitetura 

Nos últimos anos, o Art Déco está voltando com toda a força, assim como muitos elementos no estilo retrô e vintage. O estilo foi marcado na arquitetura, sobretudo por um rigor geométrico e pela predominância de linhas verticais. Com formas aerodinâmicas, esse estilo ficou conhecido mundo afora graças aos prédios icônicos construídos que se espalharam pelas grandes capitais.

Além disso, pode ser identificada pelo uso de marquises, colunas, pilastras, formas simplificadas e platibandas, como são chamadas as faixas que fazem a moldura da parte de cima de um edifício. Aliás, o design geométrico em meio de painéis de madeira lustrosa, aliado aos elementos abstratos futuristas em metal, criam uma imagem inconfundível. 

Um século depois de ganhar força, esse estilo se mantém influente e suas criações originais seguem de pé mundo agora. Muitas obras famosas carregam as características do estilo, como por exemplo a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A obra foi arquitetada em 1931 por Paul Landowski, Albert Caquot e Heitor da Silva Costa.

Além do Cristo Redentor, no Brasil o estilo também pode ser observado no Teatro Carlos Gomes e no Relógio da Central do Brasil, ambos situados no Rio de Janeiro. No entanto, suas aplicações na arquitetura podem ser destacadas por outras grandes obras como três dos edifícios mais famosos do mundo: o Chrysler Building, o Empire State Building e o 30 Rockefeller, todos em Nova York.


 

Inspirado no estilo Art Déco, o New York Apartments está localizado na esquina mais charmosa de Balneário Camboriú.

Conheça mais sobre o New York Apartments em nosso site www.embraed.com.br e fale com os nossos corretores.