Principais benefícios da implementação da ISO 14001:2015 para a sua organização

Principais benefícios da implementação da ISO 14001:2015 para a sua organização

A ISO 14001:2015 é uma normativa internacional que visa a melhoria contínua e a administração do sistema de gestão ambiental de organizações. Ela tem por objetivo inserir nos processos internos responsabilidade com o meio ambiente e mitigação de impactos ambientais das empresas que se propõem a implementá-la.

Atualmente, gerir um sistema de gestão ambiental é um desafio. Porém, os ganhos são significativos e de grande relevância para o mercado em geral, sendo alguns deles:

 

Segurança no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos: Com a implementação desta normativa, as organizações têm por obrigação o mapeamento de todos os requisitos legais aplicáveis as suas atividades e de seus stakeholders, bem como o gerenciamento destes. Assim, o seu processo de gestão ambiental se torna cada vez mais transparente e livre de intercorrências.

 

Minimização dos impactos ambientais das suas atividades: O sistema de gestão ambiental tem como objetivo a identificação e controle dos impactos ambientais de seus processos internos e minimização dos impactos de seus principais stakeholders. As organizações se beneficiam principalmente por possuir um gerenciamento de consumo de resíduos, energia, água, visando a utilização racional destes e consequentemente prezando pela sustentabilidade do negócio.  Também, ao realizar a identificação dos impactos ambientais, é possível ter um controle maior sobre a cadeia produtiva da qualificação dos fornecedores para compra do insumo até o seu descarte, gerando confiança que o seu processo está totalmente de acordo das normas e leis vigentes.

 

Aumento da competitividade no mercado: As iniciativas ambientais vem sendo frequentemente exigidas como um pré-requisito para atender as condições de novos clientes e instituições financeiras, sendo vista como um diferencial no mercado. 

 

Com base nos ganhos, é possível verificar que a implementação da ISO 14001:2015 possui grandes vantagens competitivas, além da afirmação da responsabilidade das organizações com o meio ambiente.