Embraed, com o Projeto Cidade Incomparável, cria o grafite mais alto do mundo

Embraed, com o Projeto Cidade Incomparável, cria o grafite mais alto do mundo

O Edifício Cosmos, um dos mais icônicos de Balneário Camboriú, será repaginado com as cores do artista Marlon Muk através do projeto Cidade Incomparável, parceria da Embraed com o movimento Open Street Gallery. O mural a céu aberto terá incríveis 111,77 metros de altura por 5,54 metros de largura, totalizando 619,20 metros quadrados, e será considerado o mais alto do Brasil e um dos mais altos do mundo.

A pintura começou em 17 de fevereiro e deve levar 10 dias para ser concluída, se as chuvas que estão assolando vários pontos do litoral brasileiro permitirem.

“Criamos o projeto “Cidade Incomparável” para interagir diretamente com as pessoas que circulam pela cidade e também para criar um encontro da vida urbana com a arte de forma criativa e orgânica. As intervenções artísticas que serão desenvolvidas na cidade vão muito além de apenas dar cor à cidade, é uma forma de potencializarmos as belezas do nosso litoral. Com essa gentileza urbana queremos construir uma nova atmosfera para quem mora em Balneário Camboriú e também para quem visita a cidade, para que possam vivenciar essa conexão entre o urbanismo e a arte, além de encantar aos olhos com os grandes projetos que vamos desenvolver nos próximos meses”, explica a presidente da EMBRAED Tatiana Rosa Cequinel.

O mural será a terceira ação do projeto, que já revitalizou o mirante do Encanto, em Itapema, e o prédio dos Bombeiros, em Balneário Camboriú.

Para o diretor da Open Street Gallery, Murilo Trevizol, campanhas como estas são essenciais para ampliar o acesso à arte e à cultura. “Queremos transformar a cidade numa grande galeria a céu aberto porque a arte transforma a vida das pessoas. A Arte tem o poder de unir, mover e transformar e essa é uma gentileza urbana que queremos deixar para as próximas gerações”, comenta Murilo.

O artista escolhido pela Embraed e pela Open Street Gallery foi Marlon Muk, grafiteiro que já assinou obras nos quatro cantos do país. A arte criada na lateral do edifício Cosmos terá inspiração na natureza, tão rica na cidade.

“Balneário Camboriú é uma cidade cheia de belezas naturais e, como é um edifício frente mar, busquei destacar o Sol. É ele que dá a tonalidade a todo o mural, com seus raios que permeiam as folhas de uma Costela de Adão. Escolhi essa planta pela sua simetria e seus significados”, detalha Muk. Segundo a filosofia chinesa, a Costela de Adão é uma planta capaz de atrair boa sorte para os ambientes nos quais é inserida. Por isso, é fortemente recomendada no Feng Shui.

Quer saber mais sobre o projeto Cidade Incomparável? Clique aqui e fique por dentro dessa parceria que leva arte pelas ruas das cidades em que a Embraed atua.