Decoração clássica: elementos-chave para montar uma composição sem erro

Decoração clássica: elementos-chave para montar uma composição sem erro

Você é apaixonada por uma decoração imponente, rica em detalhes e elementos, atemporal, de personalidade e sofisticada? Para te ajudar a compor o estilo clássico do seu lar, reunimos os elementos-chave e dicas de como torná-lo ainda mais impactante. 

A decoração clássica nasceu da inspiração da arquitetura greco-romana e abrange diversos períodos e propostas: barroco, imperial, rococó e interpretações modernas e contemporâneas. Colunas, arcos, e rodapés com ornamentos detalhados são elementos bastante característicos que remetem ao estilo e ao luxo.

Elementos-chave que valorizam a decoração clássica 

Além dos detalhes estruturais, como COLUNAS E ARCOS a escolha dos móveis, tapetes, cortinas e objetos decorativos é fundamental para compor o estilo e dar vida à decoração. Vale lembrar que a junção de todos esses elementos se torna ainda mais harmônica quando é aplicada em ambientes amplos.

Para criar um ambiente com mais sofisticação, exclusividade e personalidade, confira as dicas abaixo:  
 

  • Linhas bem marcadas e detalhes dramáticos: compõem o ambiente e o tornam ainda mais imponente.
     
  • Formatos - portas e janelas: como nos castelos de época, as janelas e portas costumam ter formatos bastante robustos. A presença visual dos elementos como arcos e vidros dá amplitude aos cômodos.
     

Acabamentos

Mármore e porcelana: usados no chão, nos batentes das janelas e nos rodapés, refletem o ar de sofisticação e requinte

  • Madeiras nobres e de procedência confiável: com suas formas bem trabalhadas, o mobiliário é um dos protagonistas da decoração.



    (Serendipity Village - Balneário Camboriú/SC)
     

  • Gesso e ornamentação: os acabamentos em gesso dão personalidade aos ambientes e remetem às peças usadas em palácios da Roma antiga. Os ornamentos metalizados em móveis e janelas são pontos de luz na decoração. 
     

  • Padrões geométricos: quando talhados em madeira, presentes em tapetes, almofadas e piso, dão imponência aos ambientes.
     

  • Obras de arte: as pinturas, quando acompanhadas de molduras grandes e bastante trabalhadas, principalmente na cor dourada ou prateada, retratam a imponência dos moradores.



    (Parigi Residencial - Balneário Camboriú/SC) 
     

  • Tonalidades - móveis, paredes e artigos decorativos: os tons dramáticos também se destacam no estilo. A madeira, na maior parte das vezes, costuma ser escura. As cores principais seguem a linha dos tons neutros e os pontos de cor tendem a ser bordô, azul-marinho ou verde.
     


  •  
    (Royalton Residence - Balneário Camboriú/SC)
     

  • Estampas e flores: as padronagens florais e de animal print são pertencentes ao estilo. Assim como as flores estampadas, os vasos de plantas e flores são detalhes que enriquecem o visual.
     
  • Tecidos densos: em cortinas, tapetes e estofados. A característica é bastante marcante no estilo de decoração e proporciona acolhimento e força.
     
  • Iluminação de presença: lustres grandes, luminárias e abajures, quando usados com iluminação amarelada, transmitem conforto e valorizam ainda mais o ambiente.
     
  • Móveis grandes - não apenas nas áreas sociais: sofás, cadeiras e poltronas grandes e volumosos preenchem os ambientes sociais. O peso visual dos móveis não se resume à sala de estar e jantar. Quartos e banheiros também necessitam de móveis e elementos densos e de presença. 


    (Acqualina Residence - Balneário Camboriú/SC) 


Apesar do estilo clássico ornar perfeitamente com ambientes amplos, você também pode aplicá-lo em cômodos menores. Para isso, utilize um espelho grande que cubra inteiramente a parede. O efeito causado pelo objeto amplia o ambiente e o torna mais imponente.

Padrão Embraed. Incomparável.