De Floripa para o mundo: tricampeonato de Guga em Roland Garros completa 20 anos

De Floripa para o mundo: tricampeonato de Guga em Roland Garros completa 20 anos

Há exatos 20 anos, em 10 de junho de 2001, um homem simples e de sorriso fácil conquistava o tricampeonato do Grand Slam de Roland Garros, após vencer o espanhol Alex Corretja, na época 13º colocado do ranking, por 6 /7 (3-7), 7/5, 6/2 e 6/0, em partida que contou com 3h12 de duração.

A conquista, ocorrida na quadra Philippe Chatrier, na França, marcou o ano mágico em que o manezinho da Ilha ocupou o cargo de número um do mundo, se tornando o primeiro brasileiro a alcançar o topo do ranking da ATP.

Na última terça-feira, Guga concedeu entrevista à imprensa e relembrou os grandes feitos do campeonato. Nas palavras do ex-tenista, esse foi o seu “principal ano da carreira”, considerando-o o mais especial por ter coroado sua consagração.

O momento mais importante do torneio, segundo o próprio Gustavo Kuerten, foi sua incrível virada contra Michael Russell nas oitavas de final. Depois de perder os dois primeiros sets, ele não foi eliminado por muito pouco. Russell teve um match point que definiria sua vitória no terceiro set, mas o brasileiro conseguiu vencer a partida por três sets a dois.

Após a virada sensacional, aconteceu a cena que marca a memória de muitos: coração desenhado na quadra de saibro, com o maior tenista brasileiro de todos os tempos deitado dentro dele.

 

Retrospectiva do campeonato

Primeira rodada: Gustavo Kuerten x Guillermo Coria (ARG) – 6/1, 7/5 e 6/4

Segunda rodada: Gustavo Kuerten x Agustin Calleri (ARG) – triplo 6/4

Terceira rodada: Gustavo Kuerten x Karim Alami (MAR) – 6/3, 6/7 (3-7), 7/6 (7-5) e 6/2

Oitavas de final: Gustavo Kuerten x Michael Russell (EUA) – 3/6, 4/6, 7/6 (7-3), 6/3 e 6/1

Quartas de final: Gustavo Kuerten x Yevgeny Kafelnikov (RUS) – 6/1, 3/6, 7/6 (7-3) e 6/4

Semifinal: Gustavo Kuerten x Juan Carlos Ferrero (ESP) – 6/4, 6/4 e 6/3

Final: Gustavo Kuerten x Alex Corretja (ESP) – 6/7 (3-7), 6/2 e 6/0

 

A Embraed Empreendimentos parabeniza o homem que mudou a história do esporte no país e provou que, com muita garra e um sorriso sempre estampado no rosto, é possível conquistar todos os seus objetivos. Temos muito orgulho de contar com esse ídolo brasileiro como cliente e embaixador, parabéns pelos 20 anos do tricampeonato de Roland Garros.