Conheça a Balneário Camboriú do Futuro

Conheça a Balneário Camboriú do Futuro

Escritório Jaime Lerner assina masterplan que fará reestruturação urbanística do município

Com inspirações em cidades como Barcelona e Curitiba, o masterplan de Balneário Camboriú anunciado neste mês traz um planejamento inovador para o desenvolvimento urbanístico da cidade. O  plano já estava sendo arquitetado pelo escritório há pouco mais de um ano quando a prefeitura assinou um contrato de R$1,3 milhão pelo projeto, mas somente agora foi aberto ao público geral.

A principal motivação é ampliar as opções de viver a cidade para que as pessoas aproveitem ela ao máximo e não se resuma a apenas praia. Isso tem tudo para dar certo, já que o projeto é dividido em duas vertentes. Segundo a arquiteta e urbanista Valéria Bechara, sócia-fundadora do Jaime Lerner Arquitetos Associados, uma das vertentes propõe a macroestruturação urbana e abrange questões relacionadas ao ordenamento territorial, conectividade, meio ambiente e identidade. 

Foto: Divulgação 

Já a outra, estaria relacionada a implementação de projetos estratégicos específicos, a fim de valorizar o meio ambiente, aspectos históricos e culturais construindo e fomentando um sentido de pertencimento e consolidação de uma identidade para os moradores. Outros aspectos destacados no plano urbanístico são conectividade, economia criativa, turismo e meio ambiente.

Foto: Divulgação 

No sentido transversal às avenidas, estas ruas irão incluir e integrar os territórios a partir da paisagem urbana, conectando desde os bairros até o mar com calçadas compartilhadas, desenho urbano exclusivo e comércio pujante, diz Valéria.

Para saber mais sobre esse projeto incrível, você pode assistir ao vídeo completo que explica todos os pontos do masterplan disponível no canal oficial da Prefeitura de Balneário Camboriú:

 

Quem é Jaime Lerner? Foto: Divulgação 

Arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Em 2020, a revista TIME o nomeou como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo. Fundou seu próprio Instituto de Arquitetos e foi presidente da União Internacional dos Arquitetos de 2002 a 2005. Durante sua gestão tornou Curitiba referência nacional e internacional em planejamento urbano.

Entre diversos títulos e prêmios internacionais, destacam-se o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), World Technology Award for Transportantion (2001), Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements (2002), pela União Internacional dos Arquitetos, o Prêmio Volvo Environment Prize 2004 e Leadership in Transport Award (2011).

O escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife (Brasil); Luanda (Angola); David (Panamá); Durango, Oaxaca a Mazatlán (México); Santiago de Los Caballeros (República Dominicana), entre outros.

Balneário Camboriú tem o terceiro metro quadrado mais valorizado do país

Não é surpresa que os empreendimentos imobiliários em bairros de alto padrão em São Paulo e no Rio de Janeiro possuem valores altíssimos. Porém, segundo revelado por uma pesquisa da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o enaltecimento do mercado imobiliário em Balneário Camboriú também é tão grande que a cidade, hoje, recebe o título de terceiro metro quadrado mais valorizado do Brasil. 

Além disso, o município também é considerado o segundo mais verticalizado do país, atrás apenas de Santos, que se encontra no litoral de São Paulo.

A busca por qualidade de vida é um dos grandes motivadores desta valorização, se levarmos em conta que Balneário Camboriú fica em 4º lugar na lista dos melhores lugares para morar, segundo uma pesquisa da Revista Veja

→ Continue sabendo da valorização de Balneário Camboriú na matéria especial que fizemos aqui em nosso Blog.

 

Fontes: Gazeta do Povo; NSC; Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú; Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados; Revista Veja.