Balneário Camboriú se destaca como a cidade mais empreendedora de SC

Balneário Camboriú se destaca como a cidade mais empreendedora de SC

Pesquisa do Sebrae/SC revela a liderança da cidade no empreendedorismo, com base em dados atualizados

Balneário Camboriú, conhecida por seu apelo turístico e mercado imobiliário de luxo, agora também ostenta o título de cidade mais empreendedora de Santa Catarina. Segundo um levantamento recente realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, a cidade se destaca pelo vibrante cenário empreendedor que abriga.

A pesquisa, baseada em dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e informações da Receita Federal de 2024, identificou as 15 cidades catarinenses que lideram o empreendedorismo no estado. O critério principal foi a relação entre o número de empresas e a população local.

Com um impressionante percentual de 23,61% de empresas por habitante, Balneário Camboriú conquista a primeira posição nesse ranking. O município de Itapema segue de perto, garantindo a segunda colocação com 21,12%.

Além das duas cidades litorâneas, outras quatro do Litoral Norte também marcam presença no ranking: Porto Belo, Bombinhas, Itajaí, Penha, e Balneário Piçarras, demonstrando a força empreendedora dessa região.

Um ponto de destaque é o Programa Cidade Empreendedora, que tem desempenhado um papel crucial no fomento ao empreendedorismo em todo o estado. Esse programa tem como objetivo simplificar processos, incentivar o empreendedorismo local e promover a cultura empreendedora desde as escolas.

Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC, enfatiza a importância desse programa, afirmando: “Santa Catarina é um estado com uma vocação empreendedora consolidada. Por meio do Cidade Empreendedora, buscamos transformar os municípios em ambientes mais propícios aos negócios, impulsionando a economia e gerando renda e emprego”.

Confira o ranking das 15 cidades mais empreendedoras em Santa Catarina e sua taxa de empreendedorismo:

. 1º Balneário Camboriú – 23,61%

. 2º Itapema – 21,12%

. 3º Florianópolis – 20,32%

. 4º Biguaçu – 17,39%

. 5º Porto Belo – 17,23%

. 6º Bombinhas – 17,21%

. 7º Itajaí – 17,09%

. 8º Penha – 16,99%

. 9º Garopaba – 16,96%

. 10º Xanxerê – 16,62%

. 11º Blumenau – 16,33%

. 12º Balneário Piçarras – 16,22%

. 13º Timbó – 15,95%

. 14º Ascurra – 15,93%

. 15º Imbituba – 15,64%


Os resultados desse estudo não apenas celebram o espírito empreendedor de Balneário Camboriú, mas também ressaltam a vitalidade econômica e o potencial de investimento na região. 

Conheça os empreendimentos da Embraed em Balneário Camboriú e aproveite a oportunidade de investir na cidade mais empreendedora de Santa Catarina. O Hyde, Gales e Alaia são três lançamentos incomparáveis na cidade que estão aguardando a sua visita em nossa Central de Vendas.