Conheça a "casa" feita em impressora 3D que também gera a própria energia.

Conheça a "casa" feita em impressora 3D que também gera a própria energia.

A empresa de arquitetura SOM revelou esta semana um projeto de habitação sustentável que quer "revolucionar" o urbanismo moderno. Trata-se de uma estrutura fabricada por uma impressora 3D industrial, equipada com painéis solares e acompanhada por um carro elétrico produzido com a mesma tecnologia - um ecossistema capaz de gerar a própria energia.

O módulo e o veículo ainda podem compartilhar a eletricidade de uma mesma bateria, sem fios, por meio de campos eletromagnéticos. Com esse círculo fechado, tanto a casa quanto o carro geram energia um para o outro, reciclando a carga de energia solar. A habitação em si é pequena: tem apenas 11,6 metros de comprimento e 3,7 metros de largura e altura. Porém, segundo a SOM, esta é a maior estrutura impressa em 3D usando polímeros no mundo.

O protótipo foi desenvolvido em parceria com o Laboratório Nacional Oak Ridge, do Departamento de Energia dos Estados Unidos. O projeto faz parte de uma iniciativa da SOM para desenvolver novas formas de compartilhar e armazenar energia de forma sustentável, gastando menos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A empresa não informou quanto o protótipo custou para ser produzido e nem se ele será comercializado algum dia. Veja mais imagens do projeto:

1

2

3

Fonte aqui.